Morada do Mar - Hotel & Restaurante

É tempo de Pesca da Tainha em Bombinhas 2017 - Morada do Mar Hotel - Bombinhas - Santa Catarina

tainha
eventos

É tempo de Pesca da Tainha em Bombinhas 2017

Estamos na época da Pesca da Tainha em Bombinhas, durante os meses de maio a julho, os cardumes de tainha saem da Lagoa dos Patos No Rio Grande do Sul, e sobem pela costa brasileira para fazer a desova.

A safra da tainha começa em 1º de maio e termina em 31 de julho. Até o dia 15 de maio, só os pescadores com canoas a remo e redes de arrasto de praia têm permissão para a pesca. Depois disso, os barcos motorizados, para até 10 toneladas de carga, podem atuar.  A partir de 1º de junho, são permitidas as embarcações industriais. Com as canoas motorizadas, a pesca de arrasto não é prejudicada. Mas as traineiras, que pescam em alto-mar, já ajudam a impossibilitar a chegada das tainhas à costa

Olheiros ou vigias, como popularmente são conhecidos, ficam de plantão nas praias e identificam o cardume no mar e avisam os pescadores na praia.

De cima do costão, eles avisam o sentido que a embarcação deve ir: esquerda ou direita.

Assim que o aviso é dado, os pescadores começam a correria na areia. Colocam as madeirinhas para levar a canoa até a água, trocam de roupa (não é aconselhável entrar com a roupa toda na água. Depois passa frio com a roupa molhada tem o risco de hipotermia)

A “canoa de um pau” é uma embarcação utilizada para lançar a rede ao mar que são puxadas da praia pelos pescadores ou quem mais queira ajudar.

15921068b47a42a-dfde-4a44-99be-4d5f7d3f5cd655a351ed-d17b-43fa-b44d-864da93b9832

A Pesca é uma atividade de tradição de gerações e gerações no Estado, muitas cidades foram criadas e desenvolvidas a partir da pesca artesanal.  De forma geral, os pescadores são pessoas simples, que vivem quase que exclusivamente da atividade, de onde tiram o sustento de suas famílias.

Vídeo de Lucas Cunha.

Para acompanhar tem uma página no facebook

https://www.facebook.com/PescaDaTainhaSC/

O google tem um MAPA COLABORATIVO mostrando a localização onde os cardumes apareceram.

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *