Hotel Morada do Mar

Ilha de Porto destino sustentável e preservado recebe turistas só no verão

Bombinhas, ecoturismo

Ilha de Porto Belo fez 20 anos e é modelo de turismo sustentável no verão Catarinense

A ilha de Porto Belo completou 20 anos, é modelo de turismo sustentável no verão Catarinense, é aberta ao turismo de 1º de novembro a 31 de março e recebe visitantes do Brasil e do mundo.

ilha porto belo a

Tem 300 metros de praia e águas tranquilas, esverdeadas e protegidas por boias, tem um restaurante, petiscarias, estrutura para esportes náuticos e trilha ecológica.

Desde 1996 ecoturismo é a nossa praia: trilha ecológica, gastronomia, eco museu, esportes náuticos, praia e natureza.  Aberta todos os dias das 09h às 18h30.

O limite de visitas é de pouco mais de 1,8 mil pessoas no local, simultaneamente.  Nestes 20 anos são mais de 1 milhão de visitantes, cerca de 50 mil por ano.

A trilha ecológica concentra ações especiais de educação ambiental, com a finalidade de transmitir conhecimento aos visitantes em relação ao meio natural, visando buscar a sustentabilidade do local.

A população tem a oportunidade do contato direto com a natureza, aprendendo e principalmente se conscientizando da responsabilidade ambiental individual e coletiva.

Para chegar à ilha, 96% dos visitantes usam as escunas turísticas ou barcos de pescadores credenciados, o que acaba movimentando ainda mais a economia. O restante vem com embarcações próprias. Fora da temporada, a ilha mantém um programa de vivência ambiental, que recebe grupos de estudantes.

“A ilha é um espaço frágil, um ambiente natural cuja construção do equipamento turístico serve como modelo, até no litoral brasileiro, considerando a sustentabilidade e o respeito à natureza”. diz o Professor professor Ailton dos Santos Júnior, da Univali.

Com 20 anos de trajetória e práticas ambientais sustentáveis e responsáveis, o empreendimento Ilha de Porto Belo tem orgulho de uma relação de troca de conhecimentos tão importante, a Ilha de Porto Belo também busca motivar o estudante a participar ativamente do processo educacional e buscar, na prática, as respostas para os problemas do cotidiano.

A história do projeto GO’s – Gentis Orientadores está diretamente ligada à trajetória dos 20 anos da Ilha de Porto Belo, afinal, nasceu e cresceu junto com as atividades do empreendimento, em dezembro de 1996, tempo de parceria entre a Univali e a Ilha de Porto Belo.

Centenas de estudantes já passaram pela Ilha, deixaram sua marca, contribuíram com ideias e projetos incríveis, deram início à sua própria trajetória pessoal e profissional a partir desta experiência de trabalho.

Ecomuseu Univali, um espaço cultural que atua no resgate e na valorização dos costumes, dos hábitos e da história das comunidades litorâneas de Santa Catarina. Suas exposições, de longa ou de curta duração, oferecem oportunidades de divulgação e de preservação do patrimônio natural e cultural da região.

museu univali ilha de porto belo

É um atrativo que reforça os vínculos entre as pessoas e o ambiente, através da integração de atividades educacionais e turísticas. O Ecomuseu Univali funciona das 9h até as 17h, todos os dias da semana de dezembro a março. A entrada para o Ecomuseu Univali é gratuita.

A ilha também oferece, além da infra-estrutura da praia, serviços de alimentação e bebidas.

Dica de hospedagem, hotel Morada do Mar na Praia de Bombas em Bombinhas com agência de turismo onde você pode comprar o passeio de barco até a Ilha de Porto Belo e passar um dia maravilhoso que vai ficar para sempre na sua memória.

15123007_1414295851931822_6883391743942115243_o

Fonte: www.ilhadeportobelo.com.br

https://www.facebook.com/ilhadeportobelo/?hc_ref=NEWSFEED

Fotos divulgação: https://www.facebook.com/ilhadeportobelo/?hc_ref=NEWSFEED

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *